segunda-feira, 18 de julho de 2011

Notícias da região: Lobo-marinho é encontrado em praia do litoral de São Paulo

Um filhote de lobo-marinho foi encontrado na manhã de ontem (17) nas areias de Praia Grande, próximo ao bairro Solemar, na região da Baixada Santista. Técnicos da Guarda Costeira fizeram o resgate.
O animal foi levado para o Cram Reviva (Centro de Reabilitação de Animais Marinhos), no Guarujá (litoral de SP), onde deve ficar até o final de setembro para recuperação.
Segundo a coordenadora-técnica do Cram Andréa Maranho, o lobo-marinho tem cerca de sete meses e estava desidratado, abaixo do peso e com uma infecção respiratória. O animal também apresenta uma lesão no olho esquerdo.
Esse já é o oitavo lobo-marinho encontrado neste ano na Baixada Santista --número que tende a aumentar em todo o período do inverno, de acordo com o Cram.

Edmilson Lelo/Divulgação
Filhote de lobo-marinho é encontrado em praia de Praia Grande, na região da Baixada Santista
Filhote de lobo-marinho é encontrado em praia de Praia Grande, na região da Baixada Santista

A coordenadora explica o fenômeno. Segundo Maranho, a maior parte dos animais vêm do Uruguai, Argentina, Chile e Peru trazidos pelas correntes oceânicas. Com o aumento da pesca na região, diminui a quantidade de peixes para eles se alimentarem. "E os mais fracos acabam encalhando na praia", afirma.
Ainda de acordo com o Cram, ao menos 90 animais, como lobos-marinhos e pinguins, já foram retirados das areias no litoral paulista desde o início do inverno --alguns já estavam mortos. De janeiro de 2011 até agora, já são cerca de 190.
Maranho dá dicas para quem encontrar animais marinhos nas praias. Segundo ela, no caso do lobo-marinho, o ideal é não se aproximar e chamar a Guarda Costeira, que monitora as ocorrências no litoral. "Mesmo fraco, ele pode morder e transmitir doenças", diz.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/945125-lobo-marinho-e-encontrado-em-praia-do-litoral-de-sao-paulo.shtml